FOTO + VÍDEO: Trabalhadores do Husm ligados à Ebserh vão entrar em greve

Diário

FOTO + VÍDEO: Trabalhadores do Husm ligados à Ebserh vão entrar em greve
Foto: Charles Guerra (arquivo Diário) 

A partir desta sexta-feira, funcionários contratados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que trabalham no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) irão entrar em greve. A decisão faz parte de uma mobilização nacional da categoria, que é contra uma mudança na aplicação da regra para o pagamento de insalubridade aos profissionais em meio à pandemia que, segundo a categoria, pode reduzir a remuneração de alguns trabalhadores em até 27%.

Até o momento, não é possível determinar quais serviços serão afetados em Santa Maria, entretanto, segundo a categoria, os atendimentos serão mantidos. A técnica em enfermagem e delegada do Sindicato dos Servidores Federais do Rio Grande do Sul (Sindiserf/RS), Vera Regina Gomes da Rosa, afirma que as áreas Covid vão funcionar normalmente:

– Faremos uma comissão de greve. Os colegas responsáveis por esta comissão irão fazer escalas para não deixar ninguém sem atendimento, bem como a direção e a superintendência do Husm serão comunicados em tempo hábil. Temos um percentual de funcionários que irão permanecer trabalhando, fazendo sistema de rodizio entre as escalas e os turnos. Nossa grande preocupação é para que nenhum paciente fique desassistido – garante Vera, que falou com a reportagem pelo WhatsApp. 

Santa Maria ultrapassa as 600 mortes associadas à Covid-19

Conforme a técnica, que é funcionária da Ebserh e trabalha no Husm, além da questão da insalubridade, outra reivindicação da categoria é a assinatura de um novo Acordo Coletivo de Trabalho, que há mais de um ano não é renovado. Segundo uma nota da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, de um total de 65 cláusulas apresentadas pela categoria, a Ebserh rejeitou 52.

A direção do Husm, por meio do gerente administrativo João Batista Vasconcellos, afirma que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial por parte da categoria em Santa Maria.

– Nós estamos sabendo da greve a nível nacional. No local, conversamos junto aos representantes que, até o momento, não tinham uma posição. Combinamos que, tão logo tivessem, que procurassem a gestão para que a gente possa conversar – afirma Vasconcellos.

VISITA DO MINISTRO E DO PRESIDENTE DA EBSERHPresente nesta quarta-feira pela manhã na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para a inauguração simbólica de obras, o ministro da Educação Milton Ribeiro, afirma que a Ebserh, vinculada ao Ministério, não quer retirar nenhum direito dos trabalhadores. Oswaldo de Jesus Ferreira, presidente da Ebserh, que é vinculada ao Mec, também visitou a instituição.

Feira de orgânicos Ana Primavesi entra para o cronograma municipal

– Os funcionários da Ebserh estão sendo mal informados a respeito daquilo que a Ebserh quer. Nós não estamos querendo tirar nenhum direito dos funcionários. Isso vai ser provado quando nós sentarmos no tribunal e mostrarmos que queremos dividir um pouco mais os recursos para que alguns poucos que estão tendo muitos privilégios possam abrir mão para que outros possam ter esses privilégios. A questão que vem sido discutida é a periculosidade no trabalho. Isso não vai ser tirado durante uma pandemia de jeito nenhum. Isso eu posso assegurar a todos os funcionários – disse o ministro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Banda Arde Rock lança novo videoclipe Anterior

Banda Arde Rock lança novo videoclipe

IBGE prevê safra recorde de 264,5 milhões de toneladas em 2021 Próximo

IBGE prevê safra recorde de 264,5 milhões de toneladas em 2021

Geral